Para que serve o CUB, e como é calculado?

Melhores condominios fechados em curitiba parana

Primeiramente o que seria CUB?

CUB nada mais é do que o (Custo Unitário Básico da Construção Civil)

A Finalidade do Cub é determinar o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, ressaltando que o Custo Unitário Básico (CUB) é um custo meramente orientativo para o setor da Construção Civil, não sendo nunca o custo real da obra, pois este só é obtido através de um orçamento completo com todas as especificações de cada projeto em estudo ou análise. No entanto, hoje em dia a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial.

Como é calculado o Cub?

O cálculo do custo unitário de construção por metro quadrado é a somatória das combinações preços x pesos dos insumos, para cada especificação. Referidas especificações são classificadas, por padrão de acabamento e número de pavimentos:

C:Comercial
Pavimentos: 8 e 16
Padrão de acabamento: normal e alto.

R:Residencial
Pavimentos: 1, 4, 8 e 16
Padrão de acabamento: baixo, normal e alto.

GI:Galpão Industrial
RP1Q: Residência Popular 1 Quarto

Assim, os tipos de CUB Residencial previstos na norma atingem 11 especificações.
O lote básico de Cada projeto é composto de 29 insumos (25 para materiais, 2 para mão-de-obra, despesa administrativa (engenheiro) e equipamentos (betoneira).