Como calcular a potência mínima de uma lancha?

Todos os motores vêm com manual que indica o tipo de casco que deve ser usado para que o seu desempenho seja o melhor possível. http://www.motooeste.com.br/motor-de-popa-yamaha-25-hp-mod-bhms-2015.html

Os fabricantes e projetistas de motores indicam 1hp para cada 10kg do peso total como potência mínima. Em lanchas maiores essa relação pode aumentar conforme o uso que se pretende fazer da embarcação. Para lanchas de até 23 pés, o indicado é o motor de popa de 25hp, Poe exemplo. No caso de veleiros, em que o motor só é usado nas manobras de atracação e como propulsão complementar aos ventos, o cálculo é de 1hp para cada 250kg de peso total. Já para barcos que se deslocam a motor, tipo os trawlers, a potência mínima é de 1hp para cada 125kg.

Quem procura lanchas esportivas, as chamadas offshore, procura também velocidade e a escolha varia entre os motores de popa, centro rabeta ou ainda a motorização por hidrojato. O mais comum é o uso dos motores de popa, em lanchas de até 25 pés. Em segundo, vêm os motores de centro rabeta, mais convencional o de superfície, em que o motor fica inteiramente dentro d’água, indicado para navegação em águas mais profundas. E por último os hidrojato, indicado para navegação em águas mais rasas.